Este é o terceiro texto da Série Startup Brasil que tem o intuito de apresentar as inovações e soluções tecnológicas desenvolvidas por startups de cada estado brasileiro. Neste texto, convidamos você a conhecer as 11 Startups do Paraná selecionadas pelo nosso time por seu caráter inovador! Vamos lá?!
Segundo informações do Sebrae/PR, 8,5% das Startups do Brasil são sediadas no Paraná, totalizando 1.032 empresas em 2019. Segundo o Mapeamento de Comunidades Região Sul 2019, realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), 35% das Startups na Região Sul do Brasil são Paranaenses.
Em 2020 a capital do estado, Curitiba, foi a única cidade do Brasil a entrar no ranking Global Startup Ecosystem Report, que lista os 100 Ecossistemas de Startups mais promissores do mundo, o que demonstra que o estado não somente é lar para algumas das maiores Startups do país, mas também que detém um ambiente de inovação que deve ser observado e que continuará gerando novas empresas inovadoras.
Índice
O Ecossistema das Startups do Paraná
Diversos ecossistemas regionais para a aceleração da inovação estão se desenvolvendo no Paraná, gerando, assim, um ambiente diversificado e em sintonia com a população e com os motores da economia do estado.
Enquanto na capital, Curitiba, o ambiente é diversificado, com Startups de sucesso e emergentes nas áreas de fintechs, edutechs, saúde e bem-estar e serviços em geral, no interior do estado cidades como Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, que estão em pleno crescimento demográfico e econômico, Startups impulsionam o desenvolvimento da indústria 4.0 na região. Além disso, cidades como Pato Branco e Ponta Grossa, importantes centros da indústria agropecuária do estado, também apresentam um vívido ambiente composto por Agrotechs, Greentechs e Biotechs.
Vale do Pinhão
Localizado no bairro Rebouças, que historicamente representa o desenvolvimento econômico e da indústria na cidade de Curitiba e no estado do Paraná, o Vale do Pinhão é um ecossistema que integra as universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento e Startups da capital em um ambiente focado no desenvolvimento sustentável, reurbanização, educação e empreendedorismo, legislação e incentivos fiscais e tecnologia.
Comunidade Red Foot
Denominada em homenagem à terra vermelha típica da região, a comunidade Red Foot integra os ecossistemas de inovação e de Startups do norte do Paraná, atuando em 12 cidades e incluindo mais de 10 universidades, 3 incubadoras e 3 parques tecnológicos.
Campos Valley
O Campos Valley é o ecossistema de Startups da cidade de Ponta Grossa, um dos polos do agronegócio paranaense, onde as principais vertentes das empresas são o Agrotech, Saúde e Bem-Estar e Edutech. O Ecossistema integra duas universidades e duas incubadoras tecnológicas.
11 Startups do Paraná que devemos conhecer
EBANX
Se você já pagou uma assinatura do Spotify ou fez uma compra pelo AliExpress, você já utilizou os serviços do EBANX. Primeira startup do sul do Brasil a se tornar “Unicórnio”, ao ultrapassar o valor de mercado de 1 bilhão de dólares, o EBANX é uma fintech fundada em 2012 que tem como principais serviços o processamento de pagamentos em transações internacionais, recentemente lançando o EBANX Go, uma conta digital com cartão pré-pago que pode ser utilizado por pessoas físicas para efetuar compras na internet.
Contabilizei
Dentre as startups do Paraná, se destaca a startup Contabilizei é o maior escritório de contabilidade do Brasil, que oferece mais praticidade, transparência e economia para empreendedores. A Startup curitibana, que já atende em mais de 50 municípios brasileiros e tem sedes em São Paulo e Rio de Janeiro, oferece serviços de contabilidade online rápida e simples.
MadeiraMadeira
A MadeiraMadeira é uma das maiores empresas do e-commerce brasileiro, oferecendo serviços de dropshipping (gestão logística de estoque na fonte) e de Marketplace de móveis, eletrodomésticos e materiais para construção. Com mais de 3 milhões de clientes atendidos, é a maior loja online de produtos para casa do Brasil e uma das maiores startups do Paraná.
Pipefy
A Pipefy é uma Startup curitibana que desenvolveu um software de gestão de processos que já tem clientes em mais de 150 países no mundo. O software da Pipefy, que atua no modelo Software as a Service (SaaS), fornece uma plataforma de autosserviço em que esses os clientes podem projetar, implementar e mensurar o desempenho de novos fluxos de trabalho digitais sem precisar de suporte técnico, que é efetuado pela própria plataforma. A Startup tem um crescimento de mais de 300% ao ano e já atende mais de 15.000 clientes.
Juno
A Juno é uma fintech que oferece soluções para MEIs, e-commerces, Marketplaces, empresas de qualquer tamanho e também pessoas físicas. A Startup tem como missão democratizar a emissão de boletos e a oferta de serviços financeiros para eliminar a dependência dos bancos, oferecendo diversas soluções para diferentes tipos de negócio.
James Delivery
A James Delivery é uma plataforma que conecta entregadores aos estabelecimentos e clientes, oferecendo serviços de delivery de qualquer tipo de produto ou entrega. A startup do Paraná já é parceira de mais de 4.000 estabelecimentos pelo Brasil.
Loox Studios
A Loox Studios é uma desenvolvedora de aplicações, conteúdo e tecnologia em realidade virtual, aumentada e mista. Dentre as aplicações desenvolvidas está uma visita 360 graus no processo de fabricação dos produtos Nestlé, bem como o desenvolvimento de um ambiente de realidade virtual para o lançamento do Renault Duster Oroch e um tour de realidade virtual pela fábrica da Renault em Curitiba.
GoEpik
A GoEpik oferece uma plataforma de indústria 4.0 para que as empresas possam se utilizar das plataformas, smart checklists e processos em realidade virtual para otimizarem suas linhas de produção, reduzindo o tempo de parada de maquinário.
Fohat
A Startup curitibana Fohat utiliza tecnologias como Blockchain, Tokenomics, Advanced Metering e Big Data, para desenvolver soluções na área da gestão de energia. A Startup foi selecionada para o programa de aceleração da Energy Australia, com o objetivo de, por meio de seu projeto de microrredes de energia distribuída organizado por meio do Blockchain, desenvolver soluções para os constantes picos de energia que geram instabilidade no sistema elétrico australiano.
Trace Pack
A Trace Pack é uma empresa especializada na utilização de Internet of Things (IoT) para solução de problemas do agronegócio. Dentre as soluções desenvolvidas pela Agrotech está um dispositivo para o rastreamento e localização de cargas e produtos, bem como outras soluções para a gestão de maquinário, produção e de áreas de cultivo.
Certus Software
Dentre as Startups do Paraná, uma que apresenta rápido crescimento é a Certus Software. A Certus Software nasceu com o propósito de reduzir a mortalidade das pequenas indústrias, e desenvolveu uma plataforma que possibilita ao pequeno empresário uma visão total do seu negócio. Atualmente está desenvolvendo soluções inovadoras que impactam positivamente o mercado financeiro, visando mitigar os riscos financeiros de seus clientes, através da oferta de possibilidade de antecipação de recebíveis.
“Oferecemos também, além da antecipação de recebíveis, empréstimos para capital de giro, financiamento para vendas de mercadorias, aquisição de maquinas, matérias primas e empréstimos consignados para os funcionários. Temos estrutura organizacional e economia para ofertar acesso, aos nossos clientes, a dinheiro barato. E isso é possível”
afirma Fabio Ieger, CEO da Certus.
Time BL Consultoria Digital – Direito Digital e Análise Regulatória
Este artigo “Série Startup Brasil: 11 Startups do Paraná que devemos conhecer“ foi escrito por Rodrigo Glasmeyer e revisado por MSc. Thiago Lima.
Conheça o BL Consultoria Digital, acesse aqui!