Roubo de dados por aplicativo espião cresceram 40% em 2019

Compartilhe!

A empresa responsável pelo antivírus russo Kaspersky relata que 67.500 usuários únicos tinham aplicativos espiões instalados em seus telefones em 2019. O número de usuários infectados com aplicativo espião aumentou quase 40%, de 40.386 em 2018 para 67.500 em 2019, afirmou em seu relatório anual de ameaças de malware móvel. O número aumentou em 2019, apesar de o Google iniciar um esforço conjunto para remover todos os aplicativos do tipo aplicativo espião da Play Store no final de 2018.

Esse aumento de caso mostra que, apesar de os aplicativos espiões não estarem disponíveis na loja oficial de aplicativos para Android, muitas pessoas mal intencionadas estão se esforçando para instalar esses aplicativos de fontes não oficiais, como baixar manualmente o aplicativo em algum site e instalá-lo secretamente no aparelho da vítima.

Não temos estatísticas dos demais anos, portanto não é possível ter uma imagem completa de como esse crime evoluiu. O antivírus russo só começou a detectar e marcar aplicativos espiões na primavera de 2018, após pressão de Eva Galperin, diretora de segurança cibernética da Electronic Frontier Foundation. Outros antivirus seguiram os passos da Kaspersky, e a maioria agora é membro da Coalition Against Stalkerware, um grupo multissetorial especializado em combater os efeitos nocivos desse tipo de aplicativo.

aplicativo espiao

Figura: Crimes relacionados a aplicativos espiões estão aumentando.

Sobre o que é Aplicativo Espião

Aplicativo Espião (também conhecido como spouseware ou stalkerware) refere-se a um certo tipo de aplicativos, muitos dos quais também têm casos de uso legítimos, mas costumam ser utilizados ​para espionar ou perseguir vítimas. Em um cenário típico, os agressores instalam esses aplicativos espiões nos dispositivos pessoais de seus entes queridos, como esposas, maridos, namoradas, namorados, filhos, colegas de trabalho, paixões secretas e assim por diante. Os usuários reponsáveis pelo crime usam os aplicativos e seus recursos para rastrear os movimentos dos entes queridos, ler conversas particulares, recuperar fotos recentes, rastrear o histórico de navegação na web, ver o SMS e o histórico de chamadas, e geralmente ficam de olho nas vítimas o tempo todo. Em muitos casos, o uso de aplicativo espião é frequentemente seguido por abuso físico ou emocional.

Atualmente, a maioria dos fornecedores de antivírus detecta aplicativos dos desenvolvedores de aplicativo espião mais conhecidos e mostra um aviso claro quando é instalado em um dispositivo. O aviso não é apenas um alerta genérico de malware, mas uma mensagem que alerta as vítimas sobre a natureza severa de uma detecção de aplicativo espião e o perigo em que a vítima pode estar.

Outras conclusões do relatório sobre segurança de dados, malwares e adwares 

Outras descobertas do relatório anual de malware móvel da Kaspersky incluem:

  • O número de pacotes de instalação de adware detectados quase dobrou a partir de 2018.
  • Os pesquisadores da Kaspersky detectaram um terceiro ataque utilizando o serviço de acessibilidade do Android usado para roubar credenciais bancárias.
  • A família de adwares HiddenAd foi a ameaça de malware mais popular em 2019.
  • Em 2019 a Kaspersky detectou 68.362 apps Android infectados com ransomware. 

Referência – Roubo de dados por aplicativo espião cresceram 40% em 2019

Para saber mais sobre Regulação, LGPD, GDPR e Direito Digital

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (LGPD & GDPR), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br ou fale com um Advogado online agora.

Saiba mais sobre Compliance Digital!

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!
Marcações: