Pular para o conteúdo

Gigante do Varejo sofre ataque de Ransomware e sistemas saem do ar

ataque de Ransomware

A rede de lojas varejistas Lojas Renner sofreu um ataque cibernético, que resultou na indisponibilidade de seus sistemas e sites. A suspeita é de ataque de ransomware, que ocorreu na tarde desta quinta-feira (19 de Agosto de 2021). De acordo com imagens do Twitter, a empresa pode estar sendo vítima de extiorsão por parte dos hackers responsáveis por essa ação.

A Lojas Renner recebeu o seguinte recado após o ataque de Ransomware:

ataque de ransomware
Recado recebido após o ataque de Ransomware:

Tradução

“Olá Lojas Renner S. A. (lojasrenner.com.br) Primeiramente isso é apenas negócio e estamos interessados em dinheiro. Seus arquivos fora criptografados. Por favor não tente modificar ou renomear nenhum arquivo criptografado, pois eles podem resultar em perda de dados de forma irreparável. O link a seguir está cheio de informações a respeito deste ocorrido (use o browser Tor) link “

O link é relativo a um endereço na deep web do site de vazamentos do RansomExx. O RansomExx é o mesmo que atingiu na semana passada a empresa Gigabyte, fabricante de motherboards, e também a empresa Embraer

Nota das Lojas Renner sobre o ataque de Ransomware

O site da Lojas Renner se encontra fora do ar. Abaixo, você acompanha a nota da Renner enviada ao site TecMundo:

“A LOJAS RENNER S.A., em observância ao disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.o 358, de 30 de janeiro de 2002, conforme alterada, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.

Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados. Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas.

A Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias”.

Acompanhe a thread de Felipe Payão, Editor de Conteúdo do Tecmundo:

Fonte: TecMundo: https://www.tecmundo.com.br/seguranca/223412-lojas-renner-sai-ar-infeccao-ransomware.htm

The Hack: https://thehack.com.br/urgente-lojas-renner-podem-ter-sido-vitimas-de-ransomware-site-sai-do-ar/

Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?