Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras utilizando Blockchain entra em operação

Compartilhe!

A Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras (ou simplesmente Pier) entrou em operação, ​a fim de agilizar os processos de autorização do sistema financeiro. O sistema, que usa tecnologia blockchain, permite o compartilhamento instantâneo entre as bases de dados de diversos órgãos. Essa solução teve a participação do Banco Central (BC), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) está iniciando testes para integração de suas soluções à plataforma.

Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras
Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras

Através da Pier, toda vez que uma instituição entrar com pedido de autorização no BC, o Departamento de Organização do Sistema Financeiro do BC poderá consultar no Blockchain:
• dados de processos punitivos e de restrições de empresas e administradores, para averiguação de idoneidade;
• histórico de atuação no sistema financeiro, para checar a conduta e a capacidade técnica do pleiteante;
• informações sobre as participações de pessoas físicas e jurídicas no capital social e no controle acionário, para cumprimento da legislação.

Com o uso dessa tecnologia, consultas manuais que antes poderiam levar até um mês passam a ocorrer em segundos e de forma automatizadas, já que as informações estarão disponibilizadas nos registros do Blockchain da Pier. Uma consulta antes feita entre dois reguladores por meio de ofício poderá ocorrer online com a Pier.

Apesar de apenas dar suporte à consulta às bases de dados da CVM e da Susep, neste primeiro momento, a Pier tem potencial de reunir bases de fora do sistema financeiro. Por exemplo, pode-se incluir informações do Judiciário, de juntas comerciais e de organismos internacionais de estabilidade financeira.

Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras utilizando Blockchain

Fonte: Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras- BCB

Para saber mais sobre Regulação, Blockchain e Direito Digital

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (LGPD & GDPR), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail contato@blconsultoriadigital.com.br ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.


Compartilhe!