Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras utilizando Blockchain entra em operação

A Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras (ou simplesmente Pier) entrou em operação, ​a fim de agilizar os processos de autorização do sistema financeiro. O sistema, que usa tecnologia blockchain, permite o compartilhamento instantâneo entre as bases de dados de diversos órgãos. Essa solução teve a participação do Banco Central (BC), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) está iniciando testes para integração de suas soluções à plataforma.

Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras
Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras

Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras: Pier

Através da Pier, toda vez que uma instituição entrar com pedido de autorização no BC, o Departamento de Organização do Sistema Financeiro do BC poderá consultar no Blockchain:
• dados de processos punitivos e de restrições de empresas e administradores, para averiguação de idoneidade;
• histórico de atuação no sistema financeiro, para checar a conduta e a capacidade técnica do pleiteante;
• informações sobre as participações de pessoas físicas e jurídicas no capital social e no controle acionário, para cumprimento da legislação.

Com o uso dessa tecnologia, consultas manuais que antes poderiam levar até um mês passam a ocorrer em segundos e de forma automatizadas, já que as informações estarão disponibilizadas nos registros do Blockchain da Pier. Uma consulta antes feita entre dois reguladores por meio de ofício poderá ocorrer online com a Pier.

Apesar de apenas dar suporte à consulta às bases de dados da CVM e da Susep, neste primeiro momento, a Pier tem potencial de reunir bases de fora do sistema financeiro. Por exemplo, pode-se incluir informações do Judiciário, de juntas comerciais e de organismos internacionais de estabilidade financeira.

Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras utilizando Blockchain

Fonte: Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras- BCB

Para saber mais sobre Regulação, Blockchain e Direito Digital

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (LGPD & GDPR), Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias e regulação de criptoativos, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados