Pular para o conteúdo

PL propõe biometria obrigatória para usuários de aplicativos de transporte

identificação com biometria obrigatória de usuários de aplicativos de transporte de passageiros

O Projeto de Lei assinado pelo Deputado José Guimarães diz respeito da identificação com biometria obrigatória de usuários de aplicativos de transporte de passageiros, como Uber, 99 e Cabify, entre outros. O Projeto de Lei trata especificamente sobre os aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede utilizadas para transporte remunerado privado individual de passageiros deverão exigir a identificação biométrica do usuário no momento do início da prestação do serviço. Além disso, prevê que a coleta, o tratamento e o compartilhamento de dados biométricos pelos aplicativos devem obedecer às disposições da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei no. 13.709, de 14 de agosto de 2018).

A principal justificativa para a apresentação da proposta de alteração da nº 12.587 é garantir maior segurança aos motoristas de aplicativos. O deputado relata em sua proposta que a precariedade da situação dos motoristas é resultado, principalmente, da simplicidade com que novos usuários podem se cadastrar nos aplicativos de transporte. O fato de não se exigir nenhum tipo de documento ou verificação de autenticidade dos dados informados significa que também criminosos podem criar quantas contas quiserem, fornecendo informações falsas, dificultando um eventual trabalho de investigação por parte da polícia, caso aconteça algum crime.

Para que a autenticidade fosse possível, o usuário do aplicativo deveria validar sua autenticidade através de uso de biometria. O Deputado justifica que a tecnologia para esse fim já está disponível e é de fácil uso nos smartphones: “a popularização dos sensores e detectores biométricos nos smartphones significa que essas soluções estão se tornando baratas e, além disso, que grande parte da população já está familiarizada com esse tipo de ferramenta, facilitando sua aceitação pelo público em geral.”

identificação com biometria obrigatória de usuários de aplicativos de transporte de passageiros
Identificação com biometria obrigatória de usuários de aplicativos de transporte de passageiros

A presente proposta levanta uma pergunta sobre como as empresas de transporte de passageiros por aplicativos iriam usar os dados de seus usuários e quais os mecanismos de segurança da informação deverão ser adotados pelas empresas de transporte por aplicativo que, conforme a proposta de Lei, incluiria biometria.

Índice

Para saber mais sobre a PL que propõe biometria obrigatória para usuários de aplicativos de transporte

Para saber mais, confira a PL no. 811/2020 do dia 23 de Março de 2020 do Deputado José Guimarães na íntegra.

Para Assessoria Jurídica e Adequação às leis de Proteção de Dados (Consultoria LGPD), contate agora os nossos Advogados

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Direito Digital, em especial acerca dos temas: Proteção de Dados (Consultoria LGPD),  Aspectos Regulatórios e Compliance de novas tecnologias, entre em contato pelo e-mail [email protected]  ou fale com um Advogado online agora.

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.

Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?