Pular para o conteúdo

Número de pedidos de patentes no INPI cai nos últimos anos

pedidos de Patentes
Número de pedidos de patentes no Inpi cai nos últimos anos

De acordo com amostra de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o número de pedidos de patentes requeridas no Brasil caiu em 2021, pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com especialistas, essa redução está ocorrendo em função da fuga de capital humano para outras nações.

Diante desse cenário, cerca de 26,9 mil brasileiros pediram o registro de patentes em 2021, enquanto no ano anterior foram 27 mil solicitações. Já em 2019, 28,3 mil requerimentos foram realizados. Trata-se de uma queda de pelo menos 5% no número de pedidos de certificados ao longo de três anos.

O representante do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI), Gustavo Morais admite que a queda no volume de patenteamento no Brasil é ‘muito preocupante’, explicando que os certificados representam uma parcela importante da economia de um país.

Apesar do número de patentes requeridas registrar queda pelo terceiro ano consecutivo, a demanda por invenções já apresenta uma tendência de queda desde 2013, segundo dados do Inpi. Excluindo o ano de 2019, quando foi observado uma correção positiva de 2% no Brasil, o número de pedidos certificados tem queda há nove anos no país.

Fonte: CNN

Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?