Pular para o conteúdo

Dinamarca reforça demanda por equipes de PLDFT em bancos

pronampe pldft dos bancos

A Dinamarca, país membro da União Européia desde 2013, está propondo maior independência e maior qualificação para os contratados pelos bancos para impedir a lavagem de dinheiro (PLDFT – Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo) como parte dos esforços para impedir a repetição do escândalo como o do grande banco dinarmaquês Danske Bank.

Um novo relatório da Autoridade de Supervisão Financeira (FSA – Financial Supervisory Authority) da Dinamarca diz que os conselhos de supervisão devem estar constantemente em contato direto com os chefes de seus departamentos de combate à lavagem de dinheiro, e que somente eles devem ter o poder de demiti-los. Os principais gerentes devem ter pelo menos cinco anos de experiência no combate à lavagem de dinheiro e não devem ter outras responsabilidades na instituição, trabalhando exclusivamente em Compliance, para evitar possíveis conflitos de interesse.

pldft dos bancos
Dinamarca reforça demanda por equipes de PLDFT em bancos

A Dinamarca ainda está enfrentando as consequências do escândalo do Danske, quase dois anos depois que o maior banco do país foi forçado a admitir que grande parte de aproximadamente 200 bilhões de euros (quase 1,2 trilhão de reais) em transações era, de fato, suspeita.

A FSA alertou que, à medida que as grandes instituições reforçam suas defesas, os bancos menores estão agora particularmente em risco.

O tamanho de um banco não deve ser um fator decisivo na determinação das qualificações e exigências dos funcionários encarregados de impedir a lavagem de dinheiro, de acordo com o relatório. O foco deve estar nos modelos de negócios, incluindo atividades estrangeiras.

O relatório faz parte dos esforços da FSA para resolver o chamado problema de adequação e compliance após a crise financeira. O relatório também recomenda que os principais executivos do banco tenham pelo menos 10 anos de experiência na principal área de atividade de seus bancos. A FSA em 2018 rejeitou a proposta de substituição de Danske para seu CEO destituído depois de descobrir que ele não tinha a experiência relevante.

Fonte: Adaptado de Bloomberg e Reuters pela Equipe BL Consultoria Digital

Índice

Para Assessoria Jurídica BACEN, Análise Regulatória CVM, Análise de Risco KYC/KYE, Due Diligence e Compliance AML PLDFT para Fintech, contate nossos Advogados

Para mais informações ou se tiver dúvidas sobre Aspectos Regulatórios e Compliance para Fintechs: Assessoria Jurídica BACEN e COAFAnálise Regulatória CVM, Análise de Risco KYC/KYE, Due Diligence GAFI/FATF e Compliance PLDFT (Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao terrorismo – AML – AntiMoney Laundering), entre em contato pelo e-mail [email protected]  ou fale com um Advogado online agora.

Conheça nossos serviços em Compliance PLDFT – Prevenção à Lavagem de dinheiro e Financiamento ao Terrorismo:

  • Elaboração e Revisão de Política de Prevenção à Lavagem de dinheiro e Financiamento ao Terrorismo
  • Análise Regulatória Setorial (Mapeamento da regulação setorial)
  • Elaboração e Revisão de Políticas KYC (Know Your Custumer), KYE (Know Your Employee) e KYP (Know Your Partner)
  • Avaliação e Análise de Riscos de negócios (fintechs, bitcoin, blockchain, cripto tokens)
  • Elaboração e Revisão de Manual de Procedimentos de Controles Internos para Prevenção à Lavagem de  dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLDFT)
  • Consultoria jurídica para definição de Indicares de Risco (KPIs) e Governança Corporativa
  • Assessoria Jurídica para Registro de Atividade Financeira Bacen
  • Elaboração e Revisão de Manual de Ética e Conduta

BL Consultoria e Advocacia Digital

Escritório jurídico voltado para o mundo conectado que busca auxiliar empresas e startups a desenvolverem seus projetos (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) de forma ética e eficiente com atuação especializada em Direito Digital e Análise Regulatória para novas tecnologias. Estamos localizado em dois endereços: em São Paulo-SP, na Av. Paulista, 575 – conjunto 1903 – Bela Vista, CEP 01311-911 e em Campinas-SP, na Rua Antônio Lapa, 280 – 6o andar, Cambuí. Para mais informações ou consultoria jurídica com nossos advogados, agende uma reunião pelo link ou ligue  +55 11 3090 5979.

Time BL Consultoria
Time BL Consultoria
Time BL Consultoria Digital - Direito Digital e Análise Regulatória

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?