Pular para o conteúdo

CNI e Ericsson lançam cartilha sobre 5G e propriedade intelectual

Propriedade Intelectual: Tecnologia 5G e o licenciamento de patentes essenciais
Propriedade Intelectual: Tecnologia 5G e o licenciamento de patentes essenciais

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou, junto com a Ericsson, um guia sobre a inovação da tecnologia 5G. O guia foi denominado de “5G e patentes essenciais: O papel da propriedade intelectual no avanço da digitalização”, o qual apresenta o cenário por trás dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento para a adoção de novas tecnologias como o 5G.

A cartilha aborda os conceitos da área e a importância do tema para o desenvolvimento econômico do país, contextualizando o papel da propriedade intelectual aplicada à evolução das tecnologias de conectividade. O material é direcionado, principalmente, aos profissionais do setor jurídico com o intuito de fornecer informações que auxiliem a compreensão do tema no âmbito dos direitos de propriedade intelectual (DPI).

Além disso, o 5G representa mais do que uma nova geração de tecnologia móvel, representa a verdadeira transformação digital, impulsionando a produtividade na América Latina, principalmente no Brasil, com ganhos significativos para a economia nacional.

Pensando na questão de avanço tecnológico do Brasil, o diretor de Patentes da Ericsson Global e um dos autores do guia, Ícaro Leonardo da Silva, afirma que o material tem relevância estratégica diante do recente leilão do 5G, em que a atenção de vários países se voltou ao Brasil devido ao peso e grandiosidade que esse certame teve.

Segundo o diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Ericsson para América Latina, Edvaldo Santos, a cartilha também apresenta o cenário por trás dos massivos investimentos que as empresas fazem no setor de P&D. Desse modo, o documento contribui para aumentar o conhecimento sobre o 5G, uma tecnologia de conectividade que terá papel fundamental no processo de transformação digital rumo à Indústria 4.0, essencial para a competitividade das empresas brasileiras.

Fonte: Portal da Indústria

Conheça nossas Soluções Jurídicas para o seu negócio
Luiz Jovelino
Luiz Jovelino
Graduando em Direito na Universidade Federal de Alagoas, experiência com estudos constitucionais. Atuou como trainee da empresa Júnior Legis. É estagiário na área de Compliance do BL Consultoria Digital.

Posts Relacionados

Fale Conosco

    Categorias

    Assine nossa Newsletter

    Open chat
    Olá, tudo bem? Como podemos te ajudar?
    Olá! Como podemos ajudar?